Como fazer: Bife Delicioso
Bife é um clássico na mesa dos brasileiros, e compõe uma das combinações mais amadas do país, o Prato Feito! O casamento do arroz, feijão, bife, batatas fritas e salada é só amor. Aprenda agora como fazer um bife delicioso!
Acredito que seja um dos melhores exemplos de Confort Food, aquela comida que traz lembranças de satisfação e prazer, aquele transporte imediato pelo túnel do tempo diretamente para a infância. Acho que a maior parte de nós tiveram alguém que preparava esta combinação com esmero, fosse a mãe, o pai, a avó, o avô, uma tia ou tia, a família de um amigo. É incrível como esta combinação agrada as crianças! Aqui em casa foi paixão a primeira vista. Então vamos começar esse PF perfeito pela grande estrela, o bife!
O preparo de um bife delicioso começa na compra da carne. O corte precisa ser de uma carne com gordura, mas não muita, pois a gordura ajuda na maciez e no sabor, mas se a quantidade for excessiva, o sabor também perdurará na boca por muito tempo. Os melhores cortes para bife são a alcatra, o coxão mole, o contrafilé e a fraldinha, todos retirados do traseiro do gado. Também temos os clássicos e valorizados filé mignon e a picanha, que dispensam apresentações, mas por serem cortes mais caros, acabam não sendo uma opção para o consumo diário da maioria das famílias.
A escolha da carne também deve levar em consideração a preferência pelo ponto do bife. Quanto mais fino o bife, mais fácil de deixá-lo “bem passado”, sem esturricar ressecar o bife. Ao mesmo tempo, os bifes devem ter mais que um dedo de altura, para selar a carne sem que o interior fique excessivamente cozido. Para quem gosta de uma carne mais seca ou está de dieta, o patinho, que é um corte mais magro, também é uma boa opção.
Outro ponto importante é a quantidade por pessoa. A Organização Mundial da Saúde recomenda, por pessoa adulta, que a porção de carne vermelha seja de 100g, mas para facilitar, calcule um corte do tamanho da palma da mão de um adulto (é só a palma, viu!?, não é a mão inteira!). Pode parecer pouco para um grande número de pessoas, mas é a quantidade considerada saudável. Nos restaurantes, eventos e cursos de gastronomia, calcula-se 200g de carne por pessoa.
Escolhido o corte, altura e tamanho dos bifes, vamos à prática no fogão:
Escolhido o corte, altura e tamanho dos bifes, vamos à prática no fogão:
- Retire a carne da geladeira entre 10 e 15 minutos antes do preparo. Estar em temperatura ambiente ajuda na absorção dos temperos.
- Escolha uma frigideira em que caibam os seus bifes inteiros, sem dobras. Se não couberem todos os bifes de uma só vez, faça duas ou mais remessas.
- Coloque a frigideira para aquecer em fogo alto, mas ainda NÃO coloque gordura. Muitas pessoas tem medo de queimar a panela, mas se ela estiver limpa, não há problemas. Para verificar a temperatura da panela, coloque a mão dez centímetros acima dela, e você deverá sentir o calor irradiando.
- Tempere com sal e pimenta do reino, apenas de um lado da carne.
- Coloque o óleo (de sua preferência) e leve os bifes para a panela, com o lado temperado para baixo, em fogo médio. Tempere o outro lado, já na panela.
- Quando as bordas começarem a ficar douradas, em torno de 2 minutos, vire os bifes com o auxílio de um pegador. O ideal é não usar garfo de cozinha ou de churrasqueiro, pois ao furar a carne os líquidos saem do seu interior e você terá como resultado um bife menos suculento.
- Retire os bifes da frigideira. Se a opção for um bife acebolado, como o da foto, depois de preparar toda a carne e retirar da frigideira, coloque mais um pouco de azeite na panela e acrescente a cebola cortada em anéis ou fatias, e mexa na panela, para que ela absorva o sabor da carne, até que fiquem dourados. Enquanto os bifes aguardam a finalização da cebola, deixe-os em recipiente coberto com papel alumínio.
- Retire os anéis de cebola da frigideira e sirva imediatamente.
Se os bifes forem altos, como os cortes Ancho, a melhor opção é grelhar na frigideira, de ambos os lados e colocar imediatamente no forno quente, por 5 minutos, para terminar a cocção interna. Desta forma você terá um bife macio, suculento, dourado por fora e ao ponto por dentro.
Dica: Varie o tempero do dia a dia, dando nova roupagem para a cebola. Para cada bife, escolha entre 1 colher (sopa) de maionese, 1 colher (sopa) shoyu ou 1 colher (chá) de manteiga.
Post a Comment